A HISTÓRIA DA UMBANDA

É muito comum nos meios "Umbandistas" as pessoas dizerem que a Umbanda é uma Religião Afro-Brasileira e que possui suas origens na África.
Embora muitos não acreditem e não aceitem, a Umbanda é uma religião cristã e genuinamente brasileira.
Devido a super-valorização, até por parte de muitos umbandistas, da cultura negroafricana, do culto aos Orixás das nações de Candomblé, criou-se uma ofuscação das origens da Umbanda. Muitos desconhecem totalmente sua história e se esquecem ou fazem de conta que se esqueceram que a Umbanda possui , conceitos fundamentais da Doutrina Espírita , da Religião Católica e muitos elementos da cultura indígena brasileira .
Os povos tupis tinham grande terror às almas dos falecidos e acreditavam que elas vinham em forma de animais - lagartixa , sapo , pássaro - vagando principalmente durante a noite.
"Multidão de gênios , numes domésticos , espíritos - tudo isso era como que o fundo de superstição que a raça havia acumulado nas suas longas vicissitudes"." Perseguidos de terrores , agouros e preocupações cabalísticas , supersticiosos como verdadeiras crianças , sentem espíritos por toda parte , nos ares , nas águas , no alto das montanhas , no fundo das florestas. Uns espíritos lhes trazem avisos bons e boas notícias; outros os torturam e flagelam , e os põem num como delírio de possessos. Uns vêem nas aragens , outros no zumbido dos insetos , ou no canto dos pássaros, ou nas colorações do poente." Rocha Pombo, História do Brasil (1935).
Para defender-se num mundo tão repleto de espíritos , tinham eles como conselheiros e orientadores os Pajés. Curavam doenças , afastavam o Jurupari e os maus espíritos.
Esses pajés , caracterizavam-se por traços peculiares que os distinguiam dos leigos.
Consta que eram possuidores de temperamento nervoso e altamente excitável , com muita sensibilidade mediúnica.Ao se comunicarem com os espíritos que controlavam , entravam em transe. Tais transes eram obtidos com o auxílio do uso do tabaco e pela dança e canto ao ritmo do matraquear de uma cabaça. Os indígenas acreditavam que tôda doença tinha uma origem mágica ou sobrenatural ; resultava de um castigo impôsto por um espírito das selvas , alma do outro mundo ou magia negra dos feiticeiros.
Os pajés curavam tais doenças por meio de massagem , soprando fumaça de tabaco sobre o corpo do doente.
Assim encontramos na vida religiosa do nosso ameríndio , ainda não influênciado pelo europeu ou pelo africano , os seguintes elementos:
1) Crença num ser supremo .O ameríndio não era ateu, admitia um princípio superior:
TUPAN .
2) Crença em divindades inferiores , protetores dos animais , dos rios , dos campos , das matas .
3)Crença em espíritos inferiores maus e que se comprazem em fazer o mal ao homem;
4) Crença na atuação de numerosos espíritos influindo sobre o homem , inclusive das almas dos falecidos , muitas vêzes em formas animais;
5) A figura do sacerdote , o pajé;
6) O Transe provocado pelo tabaco , pela dança , pelo canto e pelo ritmo do maracá.
7) A prática da adivinhação , mesmo em estado de transe.
Na Umbanda existem práticas milenares , suas origens se perdem no tempo. Não é a intenção deste estudo entrar nestas questões , pois entraremos numa questão delicada.
Não trabalhamos com hipóteses ,suposições ou lendas ; somente colocamos no papel o que nos foi possível documentar.
Diferentemente do Culto aos Orixás , que procura manter suas tradições exatamente como eram em sua origem na África ; a Umbanda segue um caminho exatamente oposto ,ou seja, a Umbanda evolui a cada dia através de estudos e conceitos que aos poucos vão sendo esclarecidos. Umbanda é sinônimo de Liberdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário